+

Projetos de Pesquisa

 

  1. Teorias da linguagem e ensino

Título: DIFERENTES TEORIAS LINGUÍSTICAS EM CONTEXTO REGULAR E DE INCLUSÃO - POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO: MULTILETRAMENTOS, NOVOS LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E/OU DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Resumo: O  projeto está inserido na área de pesquisas em Linguística Aplicada. Tem a concepção interacionista e  dialógica de linguagem como eixo norteador na elaboração de materiais didáticos e/ou digitais para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, em séries da educação básica para Ensino Fundamental I e II, podendo ser expandida, também, para Ensino Médio. Consideramos as diferentes formas de interação como princípio estruturante do dialogismo, reconhecendo nos gêneros discursivos, escritos e orais, os instrumentos que trazem condições de trabalho e desenvolvimento da linguagem. Metodologicamente, a investigação é de natureza colaborativa e de intervenção por primarmos pela participação de cada um dos envolvidos na pesquisa e pela contribuição de reciprocidade para o grupo. Com relação ao trabalho cooperativo entre os participantes, iremos nos unir aos professores em formação inicial e aos em formação continuada para a construção de caminhos possíveis e eficazes com vistas ao aperfeiçoamento de suas práticas docentes, em específico, às práticas de oralidade, leitura/produção de texto e de análise linguística/semiótica.

Objetivos: O objetivo geral do projeto é: - Refletir sobre os impactos do desenvolvimento de materiais didáticos e/ou digitais, produzidos no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e Literatura, em contexto regular e de inclusão, na perspectiva dialógica da linguagem e da teoria dos multiletramentos. Os objetivos especificos são: - Discutir a contribuição ou não dos materiais didáticos e/ou digitais produzidos para a formação do professor e/ou aluno, no âmbito do projeto durante sua implementação e/ou elaboração; - Verificar de que forma a concepção dialógica de linguagem, em especial a partir da perspectiva bakhtiniana de gêneros discursivos, pode contribuir para o ensino e aprendizagem da prática da leitura, da oralidade, da produção escrita/multissemiótica, da análise linguística/semiótica.

Pesquisadores:

Profª Drª Annie Rose dos Santos

Profª Drª Cláudia Valéria Doná Hila

Profª Drª Eliana Alves Greco

Prof. Dr. Helcius Batista Pereira

Profª Drª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo

Profª Drª Luciane Braz Perez Mincoff

 

Comitê de Ética: parecer é  6.560.846