Ementas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
FONOLOGIA, VARIAÇÃO E ENSINO
Revisão de conceitos fundamentais para os estudos fonético-fonológicos. Estudo do sistema fonológico do Português, considerando a variação dialetal e a aquisição da linguagem oral e escrita. Abordagem de subsídios teóricos para a explicitação de processos fonológicos, com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Proposições metodológicas para a elaboração de material didático.
GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO
Avaliação de gramáticas pedagógicas. Análise epilinguística e metalinguística considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
LITERATURA E ENSINO
Concepções de Literatura e suas implicações no processo de ensino – nível Fundamental. A seleção do texto: entre tradicionais, contemporâneos e representativos das perspectivas multiculturais. Ensino das literaturas de matrizes africanas e indígenas. A literatura no ensino fundamental: texto e leitor no jogo da construção de sentidos. Ler e escrever literatura na escola: em torno da experiência estética. A leitura literária na formação integral de um sujeito que se faça consciente de seu papel como agente histórico. O professor como mediador do processo de leitura da obra literária. Relações da Literatura com outras áreas: mediações interartísticas no processo de Ensino da Literatura. Proposições para elaboração de materiais e de projetos para o Ensino de Literatura na Educação Básica. Processos de avaliação do Ensino de Literatura.
TEXTO E ENSINO
Estudo das principais abordagens do texto. Diferentes perspectivas de ensino do texto: a leitura e a produção textual. Estudos do texto em situação de ensino e de aprendizagem. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Alfabetização e Letramento: relações e implicações. Processo de alfabetização: consciência fonológica e princípio alfabético. Alfabetizar letrando. Abordagens de letramento: diferentes perspectivas. Letramentos múltiplos: implicações para o ensino-aprendizagem de oralidade/leitura/escrita na escola. Multiletramentos: multiculturalismo e multimodalidade. Estudos críticos e abordagens de letramento: políticas afirmativas, pedagogia da inclusão. Formação identitária do professor como agente de letramento. Letramento e dispositivos didáticos. Projetos de Letramento.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Letramento científico do docente. Concepções de Pesquisa. Tipologia de pesquisa: bibliográfica, documental, experimental, etnográfica, pesquisa ação. Abordagem da pesquisa: Quantitativa, qualitativa e quanti-quali. Caracterização da pesquisa (abordagem, natureza, objetivos e procedimentos). Metodologia da pesquisa: Ambiente, participantes, instrumentais para coleta, procedimentos de análises, fundamentos teóricos, referenciação de autores (Referências e citações). Estrutura formal do trabalho de conclusão final. Elaboração de projetos educacionais: projeto de intervenção. Ética na pesquisa científica: Conceitos e finalidades. Princípios éticos e perfil do pesquisador. O plágio acadêmico.
ENSINO DA ESCRITA: DIDATIZAÇÃO E AVALIAÇÃO
Análise dos documentos oficiais orientadores da produção textual e sua adequação à sala de aula. Elaboração de descritores de avaliação de textos de alunos. Prática de análise linguística e reescritura de textos. Protocolos para docência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
GÊNEROS DISCURSIVOS E/OU TEXTUAIS NAS PRÁTICAS SOCIAIS
Os gêneros discursivos e/ou textuais nos estudos da linguagem. Abordagens teórico-metodológicas do gênero no ensino-aprendizagem. A pesquisa em sala de aula com gêneros discursivos e/ou textuais.
LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
Conceitos atuais de leitura aplicados à formação de leitores literários no Ensino Fundamental. A formação do leitor literário - passos essenciais no Ensino Fundamental: o gosto, o hábito e a fruição. As (re)interpretações de obras literárias e sua leitura em sala de aula. As relações obra/leitor/autor/contexto em leituras mediadas pelo professor do Ensino Fundamental. Leitura individual e leituras coletivas: os jogos simbólicos do texto literário. As estratégias e os recursos escriturais contemporâneos da literatura para jovens leitores. Proposições metodológicas para elaboração de material e de projetos voltados à leitura do texto literário na escola.
LEITURA E ESCRITA: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
História da leitura e da escrita como práticas socioculturais. Abordagens de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita: estruturalista, cognitivista, sociocognitivista e sociointeracionista. Reflexão sobre a articulação entre essas abordagens e pesquisas sobre letramento. Análise de atividades didáticas para o ensino de leitura e escrita. Construção de propostas de intervenção para o trato com textos orais e escritos.
LINGUAGEM, PRÁTICAS SOCIAIS E ENSINO
Linguagem como prática social: bases epistemológicas. Princípios e procedimentos constitutivos das práticas sociais: discurso, subjetividade, formações discursivas, processos identitários, relações de poder, cultura e ideologia. Leitura e escrita como práticas sociais: implicações para o ensino de língua. Gêneros textuais/discursivos e ação social: práticas e domínios institucionais. Proposições metodológicas para a elaboração de material didático destinado ao ensino-aprendizagem de língua.
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Trajetória da Arte literária para crianças e adolescentes: meios e formas de comunicação autor/leitor/texto mediados pelo professor. Gêneros de base oral: a gestualidade e a performance na transmissão\leitura e na recepção da obra literária: impactos na trajetória da formação leitora. Afetividade e Literatura: inter-relações possíveis na abordagem aos gêneros lírico, narrativo e dramático na sala de aula do Ensino Fundamental. Múltiplas formas de releituras de obras clássicas (paródia, adaptação, transcriação, etc) e sua inserção na sala de aula. A literatura infantil e juvenil contemporânea e os níveis de leitura aplicáveis no Ensino Fundamental. A relação texto e ilustração na Literatura infantil e infantojuvenil. Técnicas e estratégias da criação literária para jovens leitores na atualidade (intertextualidade, metaficção, paródia, polifonia, etc.) e seus efeitos de sentido. Expressões literárias indígenas e afro-descentes no universo literário infantil e infantojuvenil brasileiro: temas e propostas estéticas.
Proposições metodológicas para elaboração de material didático e de projetos para a leitura literária infantil e infantojuvenil na escola.
PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO DE ASPECTOS FONOLÓGICOS
Fonologia e variação: aplicação prática. A oralidade. A escrita.
PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO
Concepções e processos de leitura. Modelos de leitura e suas relações com o ensino. Didática da aula de leitura. A leitura em ambientes digitais. Concepções de leitura nos documentos oficiais (PCN, BNCC, etc). Objetivos e funcionalidade da leitura em sala de aula e fora dela. Análise de material didático de leitura. Elaboração de propostas didáticas para leitura no ensino fundamental. Projetos de intervenção vinculados ao ensino da leitura.
PRÁTICAS DE ORALIDADE E ENSINO
(Re)conhecimento de aspectos constitutivos do texto falado, considerando-se as interações sociais com vistas ao desenvolvimento da competência comunicativa / discursiva. Correlação fala-escrita, destacando-se seu continuum. Compreensão dos gêneros da oralidade, incluindo-se a mídia digital. Discussão da proposta da Base Nacional Comum Curricular quanto ao ensino da oralidade.
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Cultura, pensamento e escrita. Condições de produção de textos. Autoria na produção dialógica do texto escrito. Variabilidade didática no ensino de produção textual. Escrita colaborativa e processos de revisão e reescrita. Multiletramentos e práticas de produção textual em diferentes gêneros e suportes.
TÓPICOS EM LINGUAGEM E ENSINO
Ementa aberta para atender as necessidades de cada unidade.