Promoção
A promoção de Professor Auxiliar à classe de Professor Assistente e Adjunto se dará mediante a comprovação da obtenção do título de Mestre e Doutor, respectivamente.
A promoção de Assistente à classe de Professor Adjunto será feita mediante a comprovação do título de Doutor.
O pedido de promoção por obtenção da titulação deverá ser feito por meio de requerimento protocolado para a Divisão de Cargos e Salários (CAS) e gera efeitos financeiros a partir da data do protocolo, desde que esteja devidamente instruído com cópia autenticada do comprovante do título obtido.
A promoção à classe de Professor Associado será após o interstício mínimo de 2 (dois) anos no nível "D" da classe de Adjunto, mediante a aprovação em sessão pública de defesa de trabalho científico, com memorial descritivo apresentado perante uma banca examinadora.
O pedido de promoção à Classe de Associado deverá ser feito junto ao Protocolo Geral, devidamente instruído com 3 (três) vias do memorial descritivo, sendo uma delas documentada, ou seja, acompanhada de cópias autenticadas dos comprovantes das atividades descritas. A critério, o Professor poderá juntar ao seu pedido, descritivo de sua vida acadêmica evidenciando trabalho representativo da consolidação da linha de pesquisa.
Roteiro para elaboração do memorial
Tabela auxiliar para pontuação
A banca examinadora, nomeada pelo Departamento, deverá ser composta por três membros titulares e um suplente, pertencentes às classes de Associado ou Titular, na qual pelo menos um membro dessa banca seja de outra Instituição.
A avaliação do professor deverá conter:
Item 1 - nota de cada membro da banca à defesa do trabalho (0 a 10).
Item 2 - pontuação do memorial descritivo de acordo com a tabela da Resolução.
A pontuação final será calculada da seguinte forma:
Pontuação Final = Item 1 X 50 + Item 2 X 0,5
Para a promoção o candidato deverá atingir a pontuação mínima constante na tabela de Professor Associado, sendo pelo menos 50% do mínimo correspondente ao item de Produção Acadêmica.
A tabela de pontuação mínima para promoção à Classe de Associado conforme anexo da Resolução nº 61/2003-CAD.
O resultado da avaliação da banca examinadora será homologado em reunião do departamento de lotação do professor.
Com base na Resolução nº 335/2007-CAD e Parecer nº 1.131/2008-PJU, poderá haver recuperação do tempo para ascensão de nível e promoção à classe de Professor Associado, com efeitos financeiros a partir da data do protocolo do pedido, desde que constatada pela banca, a pontuação suficiente no interstício de direito.